Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Falange de Oxossi




 Esta linha é regida pôr São Sebastião, representa o Caçador das Almas, o mestre que ensina a doutrina e pratica a catequese dos filhos que o procuram. Os guias principais desta linha são : Caboclo Arranca Toco, Cabocla Jurema, Caboclo Araribóia, Caboclo Guiné, Caboclo Arruda, Caboclo Pena Branca e Caboclo Cobra Coral. Outras entidades que trabalham nesta linha são : Caboclo Pena Azul, Caboclo Pena Verde, Caboclo Pena Dourada, Caboclo Tupinanbá, Caboclo Tabajara, Caboclo Sete Flechas, Caboclo Tupiára, Caboclo Tupiaçú, Caboclo Mata Virgem, Caboclo Rei da Mata, Caboclo Pery, Caboclo Rompe Folha, Caboclo Paraguassu, Caboclo Arerê, Caboclo Coqueiro, Caboclo Sete Palmeiras, Caboclo Juremá, Caboclo Folha Verde e outros. O astro que corresponde a esta linha é Vênus e o guardião é o anjo Ismael.


Caboclo Arranca Toco



Seu Arranca Toco é um caboclo muito conhecido mas alguns desconhecem sua origem, este guia é o chefe da falange dos Caboclos de Obaluaye, esses caboclos são raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas. São perigosos, por isso só filhos de Omulu de primeira coroa possuem esses caboclos. Sua incorporação parece um Preto-velho, locomovem-se apoiados em cajados. Movimentam-se pouco. Fazem trabalhos de magia, para vários fins.
A história conhecida deste caboclo é que foi um feiticeiro e que ajudava muit sua tribo ensinando o poder das ervas, fontes não concretas dizem que vivia numa tribo na América Central e foi morto na colonização dos espanhois.
O seu modo de agir em terra é parecido com os Exus, não são de falar muito preferem efetuar seu principal trabalho que é transformar energias negativas em boas, espiritualmente os caboclos desta falange são grandes pajés e feiticeiros e tem um grande conhecimento de ervas, o principal subordinado do Caboclo Arranca Toco é o Caboclo Araúna que também trabalha na linha de Obaluaye. Outros caboclos desta linha são: Caboclo Jacuri, Jariuna, Caramuru, Bugre, Iucatan, Pena Roxa, Pena Preta, Caboclo Roxo, Uiratan, Pantera Negra, Jaguariuna, Bauru.
O sufixo "Una" quer dizer "Negra" em tupi sendo assim todo caboclo que usar isto no nome tem ligação com Obaluaye.


Cabocla Jurema



Esta Cabocla é a Rainha das Matas, filha mais velha doCaboclo Tupinambá.Ela teve mais duas irmãs chamadas: Jupira e Jandira.Presta sua caridade em qualquer Casa de Cultos de Umbanda somente por caridade, não admitindo cobranças pela consulta.

Sua legião é constituída de grandes entidades espirituais,espíritos puros que amparam os sofredores,utilizando o processo de passes-curas atravézdas ervas.
Normalmente a entidade Cabocla Jurema,quando está trabalhando,atrai a presença,vibração de todas as caboclas Jurema ou seja,Jurema da Cachoeira,Jurema da Praia,Juremadas Matas etc,pois na realidade todas são uma única vibração que trabalham com ambientes da natureza,ex::lua,sol,mata,chuva,vento etc.

Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa,transmitindo coragem e energia.
Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades.
Ela nos ensina a suportar as dificuldades e nos dá coragem para suportá-los.

Em qualquer lugar onde você esteja,quando o desespero tomar conta e a coragem lhe faltar,chame pela Jurema e sentirá sua força amparando você.

Cabocla, sendo igualmente uma entidade espiritual que trabalha na linha de Oxossi, é uma "cabocla", ou divindade evocada no Catimbó, cultos afro-brasileiros e mais prestigiada e respeitada na Umbanda. Entidade Guia - Chefe da Linha de Oxossi.

Ela trabalha na legião constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores e mais necessitados, utilizando o processo de passes-cura através das ervas e pontos riscados.
Chame pela Jurema nas horas de dificuldade, pois essa cabocla sempre estará ali para ajudar seus filhos de Fé.

Existem várias dissidências desta entidade, Sabendo que a maioria dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados a Iansã, pois é sua vibração Original.
Existem ainda:

Cabocla Jurema da Praia- ligada com Iemanjá- Caboclo Sete-Pedreiras*
Cabocla Jurema da Cachoeira- ligada com Xangô- Caboclo Lírio
Cabocla Jurema da Mata- ligada com Ogum- Caboclo Rompe-Mato
Cabocla Jurema Flecheira- ligada com Oxossí- Caboclo Sete-Flechas
Cabocla Jurema do Oriente- ligada com Ibeji- Caboclo Cobra Coral*
Cabocla Jurema Rainha- ligada com Oxalá- Caboclo Girassol
Cabocla Jurema Preta- ligada com Omulu/Obaluaye- Caboclo Arranca-Toco
Cabocla Jurema da Lua- ligada a Oxum- Caboclo Sete-Montanhas
Cabocla Jurema Mestra- ligada a Nanã- Caboclo Araúna

*Apesar de serem outra linha, assumem como companheiros destas entidades.



Caboclo Arariboia



Araribóia ou Ararigbóia (em tupi, "cobra feroz" ou "cobra da tempestade") foicacique da tribo dos Temiminós, do grupo indígena Tupi, em meados doséculo XVI. O seu domínio era a ilha de Paranapuã (hoje ilha do Governador), na baía de Guanabara, no litoral do Brasil.
Araribóia era cacique dos Temiminós quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555.
Tendo perdido as suas terras, o cacique e sua tribo seguiram para a entãoCapitania do Espírito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia e expulsaram alguns holandeses.
Quando a Coroa de Portugal enviou ao Brasil o seu terceiro Governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Araribóia, conseguindo desse modo reforçar os seus efetivos em cerca de oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios.
A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando uma ilha e ali erguendo um forte. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolau Durand de Villegainon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 mil homens naquela faixa do litoral. O acordo permitiu que as forças enviadas de Salvador por Mem de Sá, governador-geral do Brasil, fossem rechaçadas. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena.
O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, onde os invasores estavam aquartelados. Galgando penhascos, Araribóia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque. Durante a luta, uma flecha envenenada raspou o rosto de Estácio de Sá, que morreu posteriormente, vítima de infecção. O ataque derradeiro, seguiu-se em uma matança noturna. O vitorioso Araribóia amanheceu banhado de sangue francês e tamoio.
Em episódio com contornos de lenda, teria atravessado as águas da baía anado para liderar o assalto ao Forte Coligny, feito decisivo na derrota aos franceses.
O fato é que, com o seu apoio, a operação portuguesa contra os franceses foi coroada de sucesso, tendo os portugueses recuperado o controle sobre a baía de Guanabara, fundando mais tarde a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Após a derrota dos Tamoios, como recompensa pelos seus feitos, Araribóia recebeu da Coroa Portuguesa a sesmaria de Niterói (em língua tupi, "água escondida"). Converteu-se ao cristianismo e adotou o nome de Martim Afonso, em homenagem a Martim Afonso de Sousa.
Terminou os seus dias em conflito com o novo Governador-geral daRepartição Sul do Estado do Brasil (com sede no Rio de Janeiro), o Dr.António de Salema (1575-1577). Na cerimônia oficial de posse, tendo Araribóia se deslocado de Niterói até ao Rio de Janeiro, sentou-se à moda indígena (com o tronco sobre as pernas cruzadas). O fato veio a desagradar o Governador, que o repreendeu. Araribóia rebateu tal repreensão retrucando: "Minhas pernas estão cansadas de tanto lutar pelo seu Rei, por isto eu as cruzo ao sentar-me, se assim o incomodo, não mais virei aqui!"
O idoso cacique voltou para a sesmaria de Niterói não mais tendo retornado ao Rio de Janeiro. Por incrível que pareça, segundo informa o "Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro", morreu afogado nas proximidades da ilha de Mocanguê-mirim, ainda em 1574.
É considerado o fundador da cidade de Niterói, e uma estátua sua pode ser vista no centro da cidade, fronteira à estação das barcas, com os olhos voltados para a baía
de Guanabara e a cidade do Niterói sob sua proteção.

Alguns Caboclos não consegui achar nada sobre sua história, mas vou postar as imagens dos que se tem:


Caboclo Arruda




Caboclo Pena Branca





Caboclo Cobra Coral




Caboclo Pena Azul




Caboclo Pena Verde



Caboclo Pena Dourada





Caboclo Tupinanbá



Este Caboclo foi enviado a terra como chefe de falange através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Sua missão foi: a cura através das folhas e a banha de suas caças.Até hoje se vê a sua falange se manifestar em várias Casas de Cultos espalhadas por este País.

Caboclo Tabajara





Caboclo Sete Flexas




Caboclo Mata Virgem



Caboclo Rei da Mata




Caboclo Mata Virgem





24 comentários:

  1. gostaria de saber mais sobre o caboclo tupiara. claudioararuamarj@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de maiores informações sobre o Caboclo Tupyara,pois preciso fazer uma pesquisa. Meu email é: tetideud@gmail.com.
    Atenciosamente
    Teresa Cristina Guimarães Deud

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber mais sobre o caboclo coqueiro o meu e-mail é jpmesquitas@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber a historia do caboblo tupiara.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de maiores informações sobre o Caboclo pena azul
    e-mail: ruanbruno1@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre o Caboclo Pena Azul. Obg.
    E-mail: brn.gmartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre o Caboclo Pena Azul. Obg.
    E-mail: brn.gmartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber mais sobre o Caboclo Pena Dourada meu email: lpviannalpv2@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Gostaria de saber mais sobre o Caboclo Araruana ou Araruama meu email:laorpereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Gostaria de saber mais sobre o Caboclo Araruana ou Araruama meu email:laorpereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi gostaria saber mas sobre a CABOCLA JUREMA DA MATA VIRGEM.
    SUAS CORES,CORES UDADAS EM FIO DE CONTA.. MEU EMAIL CAMILYXDCRISTINA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber sobre o caboclo que fica atirando flexas durante a sessão de umbanda

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber mais sobre o pena dourada josy_nonatto_arte@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber mais sobre o Caboclo Pena Azul
    ca.elektra@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber mais sobre o Caboclo Pena Azul
    ca.elektra@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber mais dos caboclos de pena, principalmente pena dourada e seu filho raio de sol.
    a unica coisa que eu sei Sobre o Caboclo Pena Dourada é que em tempos remotos foi Cacique de Penas , pai de Raio de Sol.


    email:elisabete.clara.adm@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. ola, gostaria de saber se conhecem algum site para se comprar a imagem de pena verde neste formato que esta no blog.
    agradeço respostas

    ResponderExcluir
  18. Olá, e um gostaria de saber um pouco da história do Caboclo Folha Verde, e como trabalha, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  19. Olá gostaria de saber sobre o Caboclo Pena Dourada e Caboclo Pena Amarela
    Quem são eles de que Orixá são suas energias etc?

    Email:
    alinesilvalopes100@gmail.com
    alines_100@hotmail.com
    ninasilva90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber mais sobre o caboclo tupiara. Ele me acompanha.
    E-mail: priu16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber sobre a história do Caboclo Pena Dourada.
    Meu email é libortoluzzi@gmail.com
    Grata

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber mais sobre o caboclo Tabajara da guia do pescoso

    ResponderExcluir
  23. Gostaria muito de saber sobre o Caboclo Tupiara (Milenasilvar2@gmail.com)

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde. Gostaria de saber sobre o caboclo Tupyara. E-mail: joedsonsilva542@gmail.com

    ResponderExcluir